Iniciativa ocorre em parceria com a Editora Adonis. Livro vencedor será lançado na FLAAM 2025
A FLAAM (Feira Literária e Artística de Americana) lançou o seu 4º Concurso Literário – Prêmio Magali Berggren Comelato com o objetivo de descobrir e incentivar novos escritores que tem o sonho de ter um livro infantil publicado. Em parceria com a Editora Adonis, o Concurso Literário da FLAAM está com inscrições abertas até o dia 1º de junho pelo link: https://forms.gle/Meq31p12CDcSxdqm7
Podem participar pessoas com mais de 18 anos, residentes nas cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Limeira, Piracicaba, Sumaré, Hortolândia, Paulínia ou Rio Claro. Os textos em prosa devem se enquadrar em uma das seguintes temáticas: História, cultura e vivências negras e de povos originários; equidade e justiça social; tecnologia e seus impactos na sociedade.
Cada participante pode se inscrever em apenas uma categoria, com textos para pré-leitor, a partir de 1 ano (até 350 caracteres com espaço), leitor iniciante, a partir de 6 anos (até 700 caracteres com espaço), leitor em processo, a partir de 8 anos (até 1.500 caracteres com espaço), leitor fluente, até 10 anos (até 3.000 caracteres com espaço) e leitor consolidado (até 5.000 caracteres com espaço).
“Para nós, é um sonho se tornando realidade: oferecer a oportunidade para quem deseja ter um livro publicado. Portanto, convidamos a todos a participar desse concurso. A pessoa vencedora terá seu livro publicado e lançado durante a FLAAM 2025, no dia 14 de setembro, no Jardim Botânico de Americana”, destacaram os organizadores da FLAAM, Juliano Schiavo e Marcia Tomiyama.
“Os originais devem ser inéditos e passarão por um Comissão Avaliadora, que será formada por um Comitê Editorial, composto por profissionais e especialistas em literatura. A identidade dos jurados será mantida em sigilo até a divulgação do resultado. A Editora Adonis produzirá todo o projeto editorial e gráfico da obra”, destacou a diretora da Editora Adonis, Jaqueline Comelato.
APOIO – A FLAAM é um evento independente promovido por Juliano Schiavo e Márcia Tomiyama. Ela conta com apoio da Teia Conexões Sociais, Além da Marca Registrada, Aline Rodrigues Studio, Universos editora, Editora Adonis, Escola de Educação Infantil Ondinhazul e Escola Oceano, Drogaria União, Studio Art, Eurico Ourives, Editora Mundo de Letras, Frevo Editora, Dinnàmic Sports, Cleiton Portas e Janelas, Matheus Nadin – Escola de Música, Zero x Zero – Centro Esportivo & Bar, Estúdio Suzuki Americana, Escola Polaris – Educação Infantil, Smiley English School, NovaOdonto – Giselle Quinteiro e Clínica de Angiologia e Cirurgia Vascular Diacov Ltda, Supera – Ginástica para o Cérebro, Arte do Thio, Pandora Estudio Criativo, Ale Boutique, Creativa English School, Dom Bosco Americana, FAM – Faculdade de Americana, Papelaria Tamoio, Pizzaria Lisboa, Thaina’s Classroom, Giuliani Language Center, Colégio Ethos e Mundo Encantado, Cedet, Pizzaria Lisboa, Toma aí um Poema, D&A Vidros e Esquadrias e CCAA Americana
CONCURSO DE DESENHO – O 1º Concurso de Desenho é uma realização da FLAAM, com apoio do Studio Arte e contempla as escolas públicas e particulares de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste. O tema é “Como a Arte transforma nossa vida?” e o regulamento está disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1265gEMsY0XWfWm3Y1l8IT8k6LymBkeUp/view?usp=sharing. As inscrições seguem abertas até o dia 1º de junho. São seis categorias: Educação Infantil – Pré-escola e 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Os desenhos deverão ser em formato A4, com técnicas livres, não digital, feito exclusivamente pelo estudante.
CONCURSO FOTOGRÁFICO – Estão abertas a todos os interessados, até o dia 1/6, as inscrições para o 1º Concurso Fotográfico da FLAAM. Com o tema “Semear Livros, Florescer Cultura – Como a arte transforma nossa vida?”, o edital pode ser acessado pelo link: https://forms.gle/FUKriMk1etLrcppq6. O concurso é uma realização da FLAAM, com coordenação do professor Victor Tomassi, com júri técnico composto por Juarez Godoy, Fernando Zavarelli, Danila Viana Gonçalves, Valéria Zavagli, Jucimara Lima e Ronnie Souza.
MAGALI BERGGREN COMELATO – Magali nasceu em 28 de outubro de 1958, em Americana, onde faleceu no dia 21 de outubro de 2022, aos 63 anos. Filha de Marilene e Agostinho (in memoriam), Magali era diretora executiva da Editora Adonis e também de Adonópolis e membro do Espaço Literário “Nelly Rocha Galassi”. Também presidiu o Conselho Municipal de Cultura de Americana. Nos anos 2000 Magali atuou na gráfica Gráfica Adonis e começou a editar livros. O primeiro deles “Poemas desenhos” (1999) foi de sua autoria.
Desde então, por meio da Editora Adonis, priorizou revelar o talento de escritores e ilustradores de Americana e região, sempre movida pelo desejo de que a literatura abraçasse crianças e adolescentes, além das escolas e das famílias. E não apenas por meio dos livros, mas também pela experiência que eles são capazes de proporcionar. Assim como nas dezenas de projetos literários que coordenou, Adonópolis é um exemplo disso.
Estimulou o protagonismo em centenas de milhares de crianças, por meio do Projeto “Como nasce um livro?”, criado em 23 de setembro 2005 com o objetivo de apresentar o processo de criação de um livro, e também de estimular a leitura e a escrita. O livro “Letra Viva”, que em 2023 chegou à sua 11ª. edição, reúne a seleção dos trabalhos dos estudantes que participam do projeto ao longo de cada temporada.
Por meio do Quiosque Gostinho de Leitura, que ficou por muitos anos instalado no Parque Ecológico Municipal de Americana, também buscou democratizar o acesso à literatura, com eventos semanais gratuitos, como lançamentos literários e contação de histórias.
Além do próprio universo que criou, o Universo Adonis, Magali também deixou como legado um incontável número de vidas que transformou por meio das histórias, nas quais sempre acreditou.