
A FLAAM (Feira Literária e Artística de Americana) é um evento cultural independente, que busca agregar e dar espaço a atividades culturais diversificadas, as quais não estão somente ligadas à leitura, mas também a outras manifestações culturais, como a música, a dança, as artes visuais, teatro, entre outras.
O nosso maior propósito é oferecer um espaço para que artistas possam divulgar seus trabalhos e se conectar.
Juliano Schiavo é jornalista, escritor, biólogo, pedagogo e mestre em Agricultura e Ambiente. Atualmente, é professor de Biologia e Programação e Robótica, além de atuar com revisões literárias. É autor dos livros Tapa na Cara, O Menino que Semeava Histórias e outros
Tudo é pensado para dar vez e voz à arte. Oferecer cultura em um ambiente acolhedor e com muito amor!
Márcia Tomiyama administradora, atuou por 15 anos em multinacionais do Vale do Paraíba. Também promove o projeto Alyssa e a Magia da Leitura. É coautora dos livros Elas na Liderança e organizadora da coletânea De relógio a Dragão. Cursa pós-graduação em Literatura Infantojuvenil e Literatura Brasileira de Autoria Feminina.
A FLAAM teve sua primeira edição em 2017 no CIVI (Centro de Valorização do Idoso) com 178 atrações e mais de 1200 pessoas em dois dias de evento. Também promoveu seu 1º Concurso Literário da FLAAM, envolvendo escolas de Americana.
Em 2018, também no CIVI, o evento registrou público de mais de 1800 pessoas, com também 178 atrações em dois dias de evento. Também foi promovido o 2º Concurso Literário da FLAAM, com estudantes do Ensino Fundamental II e Médio, além da produção de dois ebooks. O Concurso Literário da FLAAM contou com o patrocínio da FAM (Faculdade de Americana).
Em 2019, foi promovido um Sarau em Santa Bárbara d'Oeste com público de 500 pessoas e 118 atrações, com apoio da Fundação Romi.
Em 2022, após a retomada pós-covid, a FLAAM promoveu um sarau de lançamento do livro O Menino Que Semeava História, com mais de 30 artistas e público de mais de 100 pessoas.
Em 2022, se uniu ao tradicional evento Juca Jazz Festival, levando 23 escritores para participar e divulgar a literatura. Em 2023, a FLAAM marcou presença no Juca Jazz em Americana e Santa Bárbara d’Oeste
Em 2022, em parceria com a Igreja Nossa Senhora do Carmo, promoveu a 1ª QLIC (Quermesse Literária de Carioba), que ocorreu nos dias 2 e 3 de julho, no largo da Igreja São João Batista.
Em 2022, em parceria com a Papelaria Tamoio, promove o projeto Gol Literário: Coleção, Memória e Histórias, de forma a mostrar a importância do colecionar e dos álbuns de figurinhas.
Em 2023, a FLAAM, em parceria como SESI de Americana e patrocínio oficial do SENAC Americana, promoveu a 3º FLAAM, no dias 18 e 19 de novembro, com público de cerca de 3 mil pessoas.
Em 2024, a FLAAM lança seu projeto itinerante Caminho Literário, que consiste em levar escritores e artistas para espaços públicos.
Outra ação da FLAAM foi participar da Campanha Colorindo Sorrisos para angariar materiais escolares para estudantes afetados pelas chuvas do Rio Grande do Sul.
A FLAAM lançou em 2024 o ebook “Contos de Mistério - melhores textos do 3º concurso da FLAAM – Prêmio Magali Berggren Comelato”. O material é fruto de um concurso literário promovido em 2023 com estudantes do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental II. Foram 125 textos recebidos e, destes, os 50 melhores foram selecionados por um comitê editorial independente.
Com uma parceria já fortalecida desde 2023 com a TEIA CS a FLAAM lança o site institucional e blog. Profissionalizando a sua imagem e com cuidado especial na identidade visual da marca.
A 4ª FLAAM chega com o tema: Semear Livros, Florescer Cultura. O evento acontecerá no dia 14 de Setembro, das 8h às 18h no Jd. Botânico Americana/SP.
Não enviamos spams, apenas informações sobre as feiras e eventos, novidades, patrocinadores e notícias.
A Feira Literária e Artística de Americana é um evento cultural independente idealizado e organizado por Juliano Schiavo e Márcia Tomiyama, que busca agregar e dar espaço a atividades culturais diversificadas, as quais não estão somente ligadas à leitura, mas também a outras manifestações culturais, como a música, a dança, as artes visuais, entre outras.